Reflexão para o novo ano!

Fim de ano é tempo de reflexão! Milhares de coisas passam por nós como cenas de filme. Algumas que queremos esquecer que existiram e outras que buscamos guardar com a memória do coração. Mas, apesar de todos termos as nossas dificuldades, fim de ano comumente remetemos ao tema da prosperidade e da abundância.

Acerca do tema visualizamos o ano que está por vir e buscamos remeter às melhores coisas da vida, desejando abundância, saúde, paz e todas as coisas boas que possam acompanhar as nossas vidas. Se pudesse aqui inserir uma pequena sugestão adicional para a reflexão de final de ano seria a de que possamos exercitar as nossas emoções. Milton H. Erickson já dizia “As emoções precisam de exercício” e, muitas vezes, queremos exercitar apenas as que são confortáveis ou agradáveis enquanto que, na verdade, nossas vidas incluem a vivência e a experiência de todas as emoções e todas são importantes..

Para o ano que se encerra e para o ano que vem desejo de todo o coração que exercitemos as nossas emoções de maneira que possamos aprender com elas. O quanto tudo que a vida nos oferece é oportunidade de crescimento e que tudo que precisamos de mais precioso pra viver já está dentro de cada um de nós! Feliz Ano Novo!

 

A importância do agradecimento

Quantas vezes paramos pra perceber o que dá errado em nossas vidas? Por vezes olhamos pra tudo o que não funciona, o que saiu em desacordo com o que sonhamos ou pensamos. Ao fazer isso fortalecemos a crença de que diante de uma dificuldade ou problema as chances de solução são quase nulas, remotas ou impossíveis. Cabe aqui ressaltar a importância de pensar diferente e sentir: e se cultivarmos o agradecimento, o que muda?

A própria palavra AGRADECIMENTO contém movimento, fluxo de vida. Ao agradecermos pelas oportunidades de crescimento da vida, e isso inclui todas as coisas que nos acontecem, todas as expressões da vida em sua totalidade, nós passamos a focar naquilo que funciona.  Apesar de sermos acometidos por eventos que nos despertam emoções que, muitas vezes, não fomos educados a lidar assertivamente, ao agradecermos por tudo em nossas vidas passamos a cultivar em nós a própria vida em toda sua plenitude e prosperidade.

Agradecer desde as pequenas coisas que elegemos como pequenas às mais complexas e grandiosas. Quanto mais agradecemos mais nos abrimos ao amor, à prosperidade e às oportunidades de crescimento desfrutando saudavelmente.